Comportamento · Reflexão

A ratoeira

Amadas e amados!

Hoje, mais uma ilustração para refletirmos!

A ratoeira

Um ratinho estava muito feliz com a sua nova casa. Era uma enorme casa em uma fazenda, e lá ele havia encontrado uma casinha com uma abertura por onde ele entrava e saía…Ah, como ele estava feliz e orgulhoso!

Certo dia, ele viu o dono da casa chegar com um embrulho,e  ele ficou super curioso para ver o que tinha lá, e pensava: “Será que é comida?O que será que tem lá dentro?” – O ratinho acompanhou o dono daquele casa, que foi entrando e dizendo: “Mulher, olha o que eu trouxe!” – O ratinho ao ver o conteúdo do embrulho, ficou apavorado! Ele pensava: ” Não, não pode ser…isso não!” – E a mulher exclamou: Oh querido! Uma ratoeira! Que maravilha!

Assustado e com muito  medo o ratinho correu para a fazenda, chegou até a galinha e gritou:

– Dona Galinha, dona galinha, você não sabe o que tem lá dentro da casa!

– Fala logo ratinho! – Disse a galinha- ” O que há dentro da casa?”

E o ratinho gaguejando e muito nervoso respondeu:

– Ai dona galinha, tem uma ratoeira dentro de casa!

A galinha com uma risada, falou: ” E o que eu tenho a ver com isso??? É você que tem que tomar cuidado ratinho…não eu!”

O ratinho então falou “tá bom, dona galinha! Vou avisar aos outros!”

Então ele chegou até o porco e falou que havia uma ratoeira dentro de casa, e o porco respondeu:

– Ahahaha ratinho, o que eu tenho a ver com isso??? Eu nem gosto de queijo, eu como é lavagem! É você quem deve tomar cuidado! Ahahahaha!

Então o ratinho saiu correndo e chegou até o boi:

” Seu boi, seu boi…Ahh, aconteceu uma coisa terrível!!! Tem uma ratoeira dentro de casa!”

E o boi respondeu:

– Muuuuuuuuu, o que eu tenho a ver com isso??? Eu como pasto, e não queijo! Além disso, uma ratoeira não pode me pegar! É você quem deve tomar cuidado!

Aí, o ratinho foi correndo para sua casinha e falou consigo mesmo: ” Aii, não posso sair daqui! Tem uma ratoeira dentro de casa…se  saí posso cair na armadilha!” – E de tão nervoso que estava, nem conseguiu dormir!

De repente, no meio da madrugada ele ouviu um barulho e percebeu que alguém havia sido pego pela ratoeira. Curioso ele foi olhar e viu que era uma cobra, no qual o rabo dela ficou preso…

A patroa que também ouviu, foi lá toda feliz, achando que tinha pego o rato e como estava escuro, não viu a cobra que picou-a! 

O patrão acordou assustado com o grito de sua mulher e quando viu a situação, foi imediatamente ligar para o médico da família, que depois de muito tempo atendeu a ligação…

Quando  o médico chegou, cortou o local da picada para retirar o veneno e para que não se espalhasse pelo corpo, porém ele havia demorado muito…Então ele pediu para que ela ficasse em repouso e receitou uma canja de galinha, para que a revigorasse e também abaixasse a febre.

O patrão muito preocupado, assim que o médico se retirou, ordenou que a cozinheira fizesse uma canja bem forte! E aquela galinha que havia sido avisada pelo ratinho, foi a escolhida!

Porém a situação daquela mulher só piorava, então começou a receber visitas de familiares e amigos, e o patrão vendo aquelas pessoas em sua casa, matou o porco para alimentá-las.

Mas, a esposa não aguentou e morreu. E muita gente veio para o velório…então aquele homem matou o boi para o almoço!

E o ratinho vendo toda aquela situação, pensou entristecido: Eu disse que tinha uma ratoeira na casa!

Assim é na nossa vida! Quantas vezes vemos algo de errado acontecendo e pensamos: “Não tenho nada a ver com isso!”

Jogamos lixo no chão; não ajudamos o próximo; não denuciamos as coisas que vemos de errado, seja na politica, na nossa rua, no país ou com nosso vizinho; não cuidamos da natureza e nem dos animais; não ajudamos o nosso irmão (a) que está fraco espiritualmente… Porque pensamos: “NÃO TENHO NADA A VER COM ISSO!”

Autor: Desconhecido

É por isso que as coisas estão como estão!

Tragédias e mais tragédias! As pessoas com ódio no coração! Não vemos mais amor, solidariedade, amizade e respeito…E ATÉ QUANDO ISSO CONTINUARÁ ASSIM?

É TEMPO DE LUTAR, AGIR E REAGIR CONTRA O MAL! É TEMPO DE ABRIRMOS A NOSSA BOCA E RECLAMAR DO QUE ESTÁ ERRADO! É TEMPO DE VOLTARMOS A SER HUMANO!!!

LEMBRE- SE: TEM UMA RATOEIRA EM CASA! E O PRÓXIMO PODE SER VOCÊ!

4 comentários em “A ratoeira

  1. Amei a historinha! Se há uma ratoeira em casa, não importa a quem ela atinge diretamente, a “casa” é NOSSA e seremos todos prejudicados, mesmo que indiretamente! Não importa de quem é o problema, é o nosso dever ajudar, SEMPRE!

    1. É verdade! Todos nós somos co-responsáveis pelas situações que ocorrem direta ou indiretamente ao nosso redor!

Deixe um comentário